mar 21

Startup transforma plástico descartado em oceanos em blocos de construção

A startup americana ByFusion Global, fundada em 2017, desenvolveu uma nova tecnologia que permite transformar plásticos descartados em um material chamado de ByBlock, tijolos enormes e praticamente indestrutíveis que têm aplicação em diversos tipos de construções como muros de contenção, pontos de ônibus, paredes de som e galpões, além de também poderem ser utilizados na confecção de móveis.

Os ByBlocks são feitos totalmente de plásticos recicláveis e não recicláveis em um método de compactação à base de vapor que, de acordo com o site da By Fusion, não requer produtos químicos, aditivos, colas adesivas ou qualquer tipo de substância adicional. Além disso, a produção gera 41% a menos emissões de gases de efeito estufa em comparação aos blocos de concreto.

Como a mágica acontece

Para produzir o material, a ByFusion colabora com operações de limpeza no oceano para coletar resíduo plástico. Só no verão de 2020, em parceria com a Project Kaisei, conseguiu retirar mais de 100 toneladas do material do Oceano Pacífico. 

Após a coleta, o resíduo plástico é triturado e fundido nas “Blockers”, máquinas patenteadas pela empresa, que são capazes de produzir os ByBlocks, que medem 40 cm x 20 cm x 20 cm e pesam 10 kg cada. 

A meta da ByFusion é reciclar 100 toneladas de plástico até 2030. Vale destacar também que, visando ter um impacto ainda mais positivo no meio ambiente, a empresa disponibilizou seu sistema de fabricação de blocos para empresas de gestão de resíduos, governos e corporações ambientalmente conscientes em todo o mundo.

De acordo com as Nações Unidas, atualmente, 85% dos resíduos plásticos da humanidade chegam aos oceanos e é estimado que esse volume triplique até 2040, por isso, iniciativas como a ByFusion mostram que há soluções para essa crise ambiental.

Fontes: Designboom | By Fusion | Um Só Planeta | Up Wor Thy | UNEP

Veja também