Hoje vamos falar dos trituradores de 2 eixos e trituradores de 4 eixos, explicando as características de cada um. Primeiramente, os trituradores têm como principal função a redução do tamanho de materiais. E isso ocorre por meio da fragmentação.
Assim, os materiais são quebrados em pedaços menores. Esse processo facilita tanto a separação, armazenamento, transporte e reutilização desses itens. Além disso, os trituradores podem ser usados inclusive para resíduos orgânicos, transformando-os em biomassa.
De toda forma, o uso desses equipamentos contribui para as operações industriais, ajuda a reduzir custos, aumenta a segurança no ambiente de trabalho e ainda representa um grande aliado para o meio ambiente.
Nesse sentido, existem diversos modelos de trituradores e cada um possui suas próprias características. Entre os equipamentos mais comuns, podemos citar os trituradores de 2 eixos e os de 4 eixos.
Mas qual a diferença entre os dois? E qual é o mais indicado para a sua indústria? Na sequência desse artigo, saiba mais sobre esses dois tipos de trituradores e suas características.
Trituradores de 2 eixos
Os trituradores de 2 eixos contam com 2 eixos rotativos e paralelos, que giram sem sentidos opostos, triturando os materiais inseridos no equipamento. Esse modelo de triturador é robusto, possui alta capacidade de trituração e suporta altas carga de materiais.
Mas, mesmo sendo super eficiente na trituração, o modelo de 2 eixos é mais indicado onde não há uma elevada demanda de corte fino. Mesmo assim, destacamos que ele conta com lâminas ou dentes de corte eficientes. Dessa forma, ele é capaz de triturar uma grande quantidade de resíduos em um curto espaço de tempo.
Já o funcionamento desse modelo é bastante simples. A máquina é alimentada com os resíduos. Estes, por sua vez, são tracionados pelos eixos. Assim, as lâminas ou dentes conseguem fazer a fragmentação dos produtos.
Vantagens do triturador de 2 eixos
Podemos citar inúmeras vantagens proporcionadas pelo triturador de 2 eixos. As principais são:
- Economia de energia: em comparação a outros modelos, esse triturador gasta menos energia. Isso ocorre sem prejudicar o processo de trituração, mas reduzindo o tempo de operação da máquina;
- Redução de custos: além de serem mais baratos, os trituradores de 2 eixos contribuem para que os resíduos sejam triturados e eliminados de forma mais rápida e econômica. Isso facilita questões como logística, transporte e armazenamento;
- Eficiência: mesmo contando com 2 eixos, esse modelo é extremamente eficiente. Ele triturando os resíduos de forma bem mais ágil, reduzindo, por exemplo, interrupções nas linhas de produção. Por sua vez, isso vai aumentar a produtividade de todos os setores da empresa;
- Proteção ambiental: muitos dos materiais triturados pelo triturador de 2 eixos podem ser reutilizados. Isso contribui para a sustentabilidade e reduzindo a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários;
- Redução no volume dos materiais: assim como ocorre com os outros tipos de trituradores, o de 2 eixos contribui para a compactação de resíduos. Assim, é uma peça fundamental para alguns segmentos específicos.
Se você quiser saber mais sobre os trituradores de 2 eixos e se ele é adequado para a sua indústria, entre em contato com a Fragmaq e converse com nossos especialistas.
Trituradores de 4 eixos
A principal diferença entre trituradores de 2 eixos e trituradores de 4 eixos está na capacidade de trituração. No caso do modelo de 4 eixos, ele possui uma capacidade maior de triturar os resíduos em partes menores.
Isso porque ele é projeto com 4 eixos, que são direcionados em ângulos específicos. Dessa forma, os resíduos podem ser fragmentados em pedaços bem inferiores. Eles possuem alta eficiência e durabilidade, sendo um equipamento robusto e ideal para altas demandas.
Além do mais, os eixos giram em sentidos opostos. Assim, o material é inserido no triturador por meio de um sistema de alimentação. Suas lâminas de corte permitem a trituração de materiais mais resistentes, como plástico e metais.
Vantagens do triturador de 4 eixos
O triturador de 4 eixos também conta com vantagens incríveis para a indústria. Algumas se assemelham aos benefícios dos outros trituradores, mas existem vantagens específicas, que incluem:
- Elevada eficiência: nesse sentido, o triturador de 4 eixos é capaz de triturar materiais sólidos. Ele os transforma em fragmentos muito pequenos em um curto período de tempo. Por isso, esse equipamento é muito requisitado em indústrias de médio e grande porte. E também que necessitam de alta eficiência na trituração;
- Durabilidade e manutenção: como são equipamentos robustos, esse tipo de triturador possui alta durabilidade. Assim suportam, por exemplo, usos frequentes e intensos sem sofrer danos. Além disso, a manutenção também é outra vantagem, pois esse triturador é projetado para facilitar ajustes e reparos. Assim, os componentes da máquina são acessados de forma mais fácil. E isso contribui caso seja necessária alguma substituição. Essa vantagem também diminui o tempo de inatividade da máquina, contribuindo para a eficiência.
Além dessas vantagens, os trituradores de 4 eixos contam ainda com outros benefícios. Se você quer saber se esse equipamento se encaixa nos processos e finalidades da sua indústria, converse com a gente!
Como escolher o modelo ideal?
Diante de tudo o que falamos até agora, como saber qual o triturador ideal para a sua indústria? Veja alguns fatores a serem levados em conta, mas não dispense a ajuda de uma empresa especializada no assunto!
Tipo de material a ser triturado
O primeiro ponto a ser observado é em relação ao tipo de material que será triturado. O triturador de 2 eixos, por exemplo, é muito versátil. Ele pode triturar plástico, resíduos orgânicos, papéis, madeira, metais, entre outros. O triturador de 4 eixos, por outro lado, também consegue triturar esses materiais. Mas, além disso, é muito utilizado para a trituração de eletrônicos, concreto, tijolos, borrachas, etc.
Capacidade de trituração
Você precisa ter em mente a capacidade necessária de trituração. Nesse sentido, o equipamento com 4 eixos possui uma capacidade maior, quando comparamos o tempo que a máquina levará para triturar determinada quantidade de resíduo. Dessa forma, ao escolher o modelo certo, você terá mais agilidade, otimizando os processos da indústria.
Eficiência da trituração
Como destacamos anteriormente, o triturador de 4 eixos tem maior capacidade de fragmentar os resíduos em pedaços menores. Se isso for necessário para a sua indústria, invista em um triturador desse modelo.
Segurança e manutenção
Questões de segurança e de manutenção precisam ser observadas por qualquer indústria na hora de adquirir ou alugar equipamentos, incluindo trituradores. Opte por modelos modernos, com sistemas de segurança e manutenção facilitada. Assim você garante a saúde e bem-estar de todos, além de economizar nos custos operacionais.
Marca e suporte técnico
Observe a marca do triturador, bem como a tecnologia empregada, tipo de alimentação e recursos adicionais. Além do mais, valorize o suporte técnico oferecido pela empresa responsável. Afinal, isso é fundamental para evitar acidentes e prejuízos financeiros.
Entre em contato com a Fragmaq
Para ter acesso aos melhores trituradores de 2 eixos e trituradores de 4 eixos disponíveis no mercado, entre em contato com a Fragmaq. Contamos com um portfólio completo de equipamentos. E também uma equipe especializada que está pronta para te ajudar a encontrar as melhores soluções envolvendo a trituração de resíduos.
Com vasta experiência nesse segmento, a Fragmaq oferece ainda outros equipamentos, sendo responsável pela fabricação e exportação de máquinas modernas e eficientes. Também trabalhamos com o aluguel de equipamentos.