jan 24

Vamos falar sobre a reciclagem de cobre?

Devido às suas muitas qualidades benéficas, o cobre é um dos metais mais procurados do planeta. Na verdade, apenas o ferro e o alumínio são usados ​​mais do que ele pelas indústrias e manufaturas. 

Versatilidade é a razão pela qual o cobre é tão amplamente utilizado. Possui alta maleabilidade, o que significa que pode ser moldado em quase qualquer formato. É altamente dúctil, o que o torna perfeito para uso em fiação elétrica. Ele também possui alta condutividade térmica, razão pela qual às vezes é usado na construção de panelas. É resistente à corrosão, embora forma uma pátina verde de sulfato como resultado da oxidação. É antibacteriano e não magnético, razões pelas quais é também usado como conservante de madeira. 

Sua extração não é muito fácil e se dá pela escavação da terra, o que acaba colaborando para o desmatamento de florestas e o aumento da poluição. Para minimizar esses impactos ambientais, a reciclagem do cobre se destaca como uma ação muito importante para a sociedade, uma vez que diminui consideravelmente a necessidade de extração, protegendo florestas e outras riquezas naturais.

Fundamental para a eletricidade e muitos mais

Como apenas a prata tem uma condutividade mais alta do que o cobre, esse é melhor material para a fabricação de fios elétricos porque permite que a eletricidade flua através dele com eficiência.

Além de acessórios elétricos, a lista de itens modernos que contêm cobre é enorme e inclui computadores, eletrônicos, eletrodomésticos, para-raios, jóias, radiadores, canos de encanamento, unidades de ar condicionado, elementos decorativos externos, telhados e ferragens. 

Reciclagem de cobre: valiosa, simples e barata

O cobre é um material extremamente fácil de reciclar e especialistas estimam que cerca de 80% de todo o cobre utilizado no mundo passou ou passará por algum processo de reaproveitamento, já que, embora seja um dos metais mais procurados do planeta e fáceis de extrair, ele não é muito abundante na natureza.

O gasto energético na reciclagem é 85% menor do que na produção original do metal. Isso é muito representativo em termos de redução de impactos ambientais e significa mundialmente uma economia anual de 100 milhões de MWh de energia elétrica e 40 milhões de toneladas de CO2. Além disso, há economia no transporte, no armazenamento e também não há tanta necessidade de investimentos em novas formas de separar o material bruto disponível na natureza.

Em geral, as empresas também preferem utilizar o cobre reciclado porque todo o processo é feito de forma rápida e barata. Além de econômico, o processo de reciclagem quase não gera resíduos e é muito mais fácil do que a próxima extração. A prática também agiliza a produção e facilita a compra pela indústria — que utiliza o metal em cabeamentos, motores, aparelhos eletrônicos, computadores, na construção civil e diversos outros itens.

Uma maneira interessante de potencializar o negócio é contar com o apoio e conhecimento de consultoria especializada. Conte com a experiência do Grupo Fragmaq para poupar recursos naturais, tratar o cobre de maneira sustentável e fazer renda a partir desses e outros resíduos.

Fonte: Fair Salvage | ABCOBRE | VGR

Veja também