O Intergovernmental Panel on Climate Change, ou IPCC – como é mundialmente conhecida a sigla-, foi criado no ano de 1988, em uma parceria que envolveu o Programa para o Meio Ambiente da ONU e a Organização Meteorológica Mundial.
O intuito do órgão é a apresentação e o fornecimento de dados e informações de caráter científico a cerca das mudanças climáticas que ocorrem em todo o mundo e as possíveis soluções para esse problema.
O IPCC é um órgão aberto tanto para todos os países membros do Programa da ONU para Meio Ambiente, cuja sigla é PNUMA, como para os países membros da OMM (Organização Meteorológica Mundial).
Para o fornecimento dos dados e relatórios sobre mudanças climáticas, o IPCC concentra alguns grupos de trabalho, além de uma equipe especializada em GEE (gases do efeito estufa):
Grupo I responsável pela avaliação de aspectos científicos ligados ao sistema climático e as mudanças do clima.
Grupo II responsável por avaliar questões técnicas diversas, como, por exemplo, a vulnerabilidade dos sistemas naturais e socioeconômicos frente às mudanças do clima e as possíveis formas de adaptação a serem adotadas.
Grupo III tem como finalidade avaliar e permitir opções de limitação quanto às emissões de gases do efeito estufa (GEE).
Cada Grupo, bem como a equipe especial, conta com dois presidentes, sendo um de um país em desenvolvimento e o outro de um país desenvolvido, além de uma equipe de apoio técnico.
Dessa forma, são preparados relatórios nas seguintes temáticas:
- Informações de caráter científico a cerca das mudanças do clima.
- Relatório de Impactos socioeconômicos e ambientais provenientes das mudanças climáticas.
- Formulação de estratégias de adaptação e mitigação.