A energia elétrica é amplamente utilizada em todo o mundo e, no Brasil, não podia ser diferente. Por aqui, a maior parte de nossa produção de energia elétrica provem das usinas hidrelétricas, seguida por usinas termelétricas e, em menor taxa, por usinas nucleares.
Destaca-se que o consumo de energia elétrica tem aumentado de maneira significativa em nosso país, sendo que, infelizmente, parte desse aumento é decorrente do desperdício.
Segundos dados atualizados, o consumo comercial e residencial de energia elétrica corresponde a 42% do consumo total de energia do país.
Flickr.com / Fernando Stankuns Durante o dia, evite acender lâmpadas. Dê preferência para a iluminação natural.Ainda segundos especialistas, vale verificar que a nova ascensão de consumidores aptos a aquisição de eletrodomésticos é resultado direto desse grande aumento do consumo de energia elétrica em escala nacional.
Hoje, economizar energia e evitar o desperdício, além de ser um grande ato e exemplo de cidadania e consciência ambiental, é também fator crucial para a diminuição dos severos impactos ambientais decorrentes da construção de novas hidrelétricas.
Assim, separamos abaixo algumas formas de economizar energia. Confira!
– O uso do chuveiro elétrico é uma das maneiras em que ocorre o maior consumo de energia. Dessa forma, evitar seu uso em horários “de pico” é crucial: entre 18 e 20 horas.
– Banhos, para se tornarem ecologicamente corretos, não devem exceder 5 minutos.
– Para evitar a sobrecarga elétrica em uma residência, evite usar o ferro elétrico quando outros aparelhos elétricos também estiverem ligados.
– Sempre que possível, evite abrir a porta da geladeira.
– Durante o dia, evite acender lâmpadas. Dê preferência para a iluminação natural.
– Ambientes desocupados devem ter suas lâmpadas apagadas.
– Não durma com a televisão ou demais aparelhos eletrônicos ligados.
– Aparelhos eletrônicos, quando não estiverem sendo utilizados, devem ser desligados. Evite o modo “stand by”.