Considerada essencial para a preservação ambiental, a reciclagem consiste na transformação de materiais usados em produtos que poderão ser reinseridos na cadeia de consumo sem a necessidade de extrair mais recursos naturais. Trata-se de um processo que, para dar certo, depende significativamente da conscientização da população — que deve separar e descartar os resíduos domésticos gerados, encaminhando corretamente os materiais que podem ser reciclados.
Para que a população saiba como separar e descartar seu lixo, é fundamental que todas as embalagens e produtos sejam devidamente identificados com símbolos que apontam a natureza do material e sua correta destinação. A Resolução de nº 275, instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em 2001, é responsável por padronizar as cores dos principais materiais recicláveis.
Dentre os materiais reaproveitáveis estão o papel, vidro, metal e o plástico que são padronizados por cores conforme a Resolução Nº 275 de 25 de abril de 2001 instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), sendo este um parâmetro oficial, inclusive internacional.
Veja abaixo as listas com as cores, símbolos e números destinado para os materiais recicláveis, de acordo com o Conama.
*Resolução CONAMA 275/01 – estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos*Símbolos de Identificação de materiais
*Para os plásticos são utilizados os símbolos em formato triangular com número identificado a qual plástico se refere