No dia 28 de julho é celebrado o Dia do Agricultor, data que homenageia esse grande profissional que tem como objetivo produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país, como frutas, hortaliças e vegetais.
A agricultura é um dos setores econômicos que mais influenciam o desenvolvimento do Brasil, por ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, devido à sua extensão territorial que ajuda positivamente a produção em massa e o fornecimento, interno e externo, de vários tipos de alimentos.
Existem diversos tipos de agricultura, que variam de acordo com as condições existem no bioma do ambiente natural escolhido para o cultivo. Um deles é a agricultura orgânica, também conhecida como biológica, tipo de agricultura alternativa que não utiliza agrotóxicos nem fertilizantes químicos para o seu cultivo.
Além de ter como principal objetivo produzir alimentos mais saudáveis, a agricultura orgânica garante a preservação dos recursos naturais e o equilíbrio ambiental, especialmente do solo, utilizando técnicas de baixo impacto com foco total na sustentabilidade.
Seu plantio é realizado de forma diferenciada, recebendo um tratamento que não se esgota. Porém, para que isso seja possível, algumas medidas preventivas são adotadas, como rotação de culturas, adubagem verde, compostagem orgânica e controle biológico de insetos e doenças.
Assim como os outros tipos de agricultura, esse método possui diversas vantagens e desvantagens. Veja abaixo algumas delas.
Vantagens
- Não prejudica o meio ambiente;
- Preserva os recursos naturais;
- Produz alimentos saudáveis e com mais qualidade;
- Baixo impacto ambiental;
- Utiliza apenas adubos naturais;
- Utiliza energias renováveis.
Desvantagens
- Custo alto e demorado;
- Utiliza produtos mais caros que a tradicional;
- Impacto ambiental devido ao uso de produtos químicos de origem orgânica;
- Menor produtividade.