A chamada vantagem competitiva sustentável se refere a uma série de diferenciais na prestação de serviços. Esse plano, quando bem executado, permite que as marcas se destaquem no mercado e fidelizem seu público. Como resultado, as empresas conseguem alcançar suas metas e crescer mesmo em períodos de instabilidade econômica no país.
Em um cenário altamente disputado, os negócios precisam identificar seus pontos fortes para se destacar em meio aos concorrentes. Leia a seguir algumas formas de atingir a vantagem competitiva e entenda sua relação com a sustentabilidade ambiental.
Como alcançar vantagem competitiva?
Uma das estratégias mais eficazes para alcançar vantagem competitiva é adotar atitudes sustentáveis. Uma companhia que pretende se posicionar como sustentável de verdade deve executar suas atividades causando o mínimo de impacto na natureza. Além disso, todas as suas ações devem ser feitas e apresentadas com transparência para colaboradores, fornecedores e consumidores.
Vale salientar, entretanto, que não basta apenas que as empresas encaminhem seus resíduos para a coleta seletiva ou incentivem a economia de impressos e copos plásticos. Para ser considerada sustentável, é necessário que a organização leve em consideração sua participação como parte de um todo: do meio ambiente e da sociedade.
Qual relação entre vantagem competitiva e sustentabilidade?
Para traçar as ações de vantagem competitiva com foco em sustentabilidade, a ética do gestor é imprescindível. É com base nessa visão engajada que os objetivos serão definidos e implementados. As eventuais mudanças no andamento da firma são fundamentadas em três aspectos principais: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e desenvolvimento ambiental.
Esses três elementos devem andar sempre juntos, de modo a assegurar o sucesso de toda a organização. Sendo assim, é certo afirmar que uma entidade sustentável obtém bons rendimentos, sem comprometer recursos naturais e colaborando para comunidade em que está inserida.
Entre as práticas de sustentabilidade fáceis de serem implementadas nas companhias, independentemente de seu segmento de atuação e tamanho, estão:
- Colaborar com instituições que atuam na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento social;
- Conhecer e agir de acordo com os códigos ambientais, do consumidor e as leis trabalhistas;
- Promover a utilização de materiais reciclados e reaproveitáveis em todas as etapas do negócio;
- Diminuir a produção de resíduos durante a produção das mercadorias;
- Orientar os clientes sobre o descarte correto do lixo, sobretudo das embalagens.
Como é possível observar pelos pontos descritos acima, pequenas mudanças na postura da empresa já fazem uma diferença bastante significativa no impacto causado na natureza. Por consequência, estabelece-se uma visão positiva da marca para os seus consumidores. Desse modo, vale a pena investir em treinamento para sua equipe, já que todos precisam estar envolvidos no plano para atingir os propósitos administrativos de sustentabilidade.