Construções de todos os portes — sejam elas pequenas reformas em casa ou ao levantamento de enormes edificações — geram uma quantidade considerável de entulho, resíduos que geralmente acabam sendo desperdiçados pela indústria da construção.
Estima-se que o Brasil desperdice mais de 50% dos resíduos produzidos em suas obras, um número que representa mais de 850 mil toneladas de materiais de construção desperdiçados a cada mês no País. Enquanto isso, países que apostam em políticas de reaproveitamento de resíduos da construção civil — como é o caso do Reino Unido e Japão — desperdiçam 53 mil e 6 mil toneladas ao ANO, respectivamente.
Pensando na importância do reaproveitamento de materiais de construção, confira a seguir algumas maneiras de realizar essa atividade.
5 formas de fazer o reaproveitamento de materiais de construção
Construa móveis novos
Muitos materiais de construção podem ser reaproveitados para a confecção de móveis. Sobras de madeira, por exemplo, podem dar ótimos bancos ou decks. Além disso, o material também pode ser utilizado como um aparador para armazenar livros e itens de decoração com muito mais personalidade.
Portas antigas podem ser repintadas e usadas como cabeceiras vintage para camas. Sabe as bobinhas de cabo de aço? Parecem impossíveis de serem reutilizadas, até que sejam transformadas em cadeiras de balanço para o seu quintal.
Transforme a decoração da sua casa
Materiais de construção também podem ser transformados em itens de decoração em geral. É possível reutilizar, por exemplo, garrafas, latas de tinta, caixotes de madeira, canos de PVC e muitos outros itens. Eles podem ser transformados em porta copos, vasos para flores, luminárias, mesas, caixotes para organização e muito mais.
Reutilize pregos
Pregos grandes podem ser reutilizados como penduradores — itens decorativos e funcionais que farão a diferença em sua sala, banheiro e cozinha, servindo para pendurar chaves, bolsas, toalhas e panos de pratos.
Porcelanato
O porcelanato, por sua vez, pode ser utilizado como tampão de mesa ou pode até mesmo se transformar em armários ou prateleiras.
Venda o que não for reaproveitado
Grande parte dos materiais de construção rejeitados podem ser tranquilamente reutilizados para a mesma função. Sendo assim, se você não quiser reaproveitá-los como das formas destacadas anteriormente, você também pode revendê-los ao mercado por um valor mais acessível. Essa é uma forma de agir com responsabilidade, sustentabilidade, e ainda lucrar um pouquinho.
O que fazer com materiais que não podem ser reaproveitados?
Vale lembrar que nem todos os materiais de construção civil podem ser reaproveitados. Telhas de amianto, box de banheiro e vidro são alguns exemplos daqueles que, infelizmente, não podem ser novamente utilizados. Em geral, esses resíduos são classificados como lixo especial e devem retornar ao fabricante para que recebam um correto tratamento, de modo a reduzir impactos ambientais relacionados à contaminação do solo e da água.