A bioeletricidade é uma energia verde produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar (bagaço e palha). Esses dois elementos, que inicialmente poderiam ser descartados, fazem dessa planta a melhor alternativa na produção de eletricidade de baixo carbono.
Flickr.com/UnitedSoybeanBoard A bioeletricidade é uma fonte sustentável produzida a apartir da biomassa da cana-de-açúcar.Na fabricação de bioeletricidade, primeiro a cana é colhida e levada para uma usina. Depois de moída ela produz um caldo que será encaminhado para a produção de açúcar e etanol. Além disso, sobram também o bagaço e a palha, que são os principais componentes na criação da eletricidade.
A biomassa da cana é colocada em caldeiras e a partir desse processo é gerado um vapor que produz três tipos de energia. A térmica, que é usada no processo de fabricação do açúcar e do etanol. A mecânica que movimenta as turbinas responsáveis pela geração da terceira forma energética, a bioeletricidade.
Bioeletricidade e Hidroelétrica: Iluminar com inteligência
A bioeletricidade preserva o meio ambiente, ajuda a manter a camada de ozônio e tem papel fundamental para complementar a energia hidroelétrica (gerada pelas águas).
A hidroelétrica corresponde a 90% da carga elétrica do país, apesar de ser um modelo de sucesso, a construção dos grandes reservatórios de água sofreu restrições pela legislação ambiental. O que torna a bioeletricidade um modelo limpo que pode complementar esse processo.
Outro benefício da energia verde está no seu aproveitamento, após a colheita da cana, a palha que fica no solo oferece proteção natural contra erosão e ervas daninhas, reduzindo a necessidade de agrotóxico.
Energia verde começa em casa
O governo investe em novas tecnologias sustentáveis, como a bioeletricidade, mas você também pode ajudar. Para reduzir custos e ainda preservar o meio ambiente, separamos 10 dicas para você economizar na conta de luz.
- Os banhos quentes são maravilhosos, mas se forem demorados gastam muita energia;
- Evite usar por muito tempo aparelhos que consomem muita eletricidade, como o ferro elétrico ou o secador de cabelo;
- Não abra a geladeira muitas vezes e não deixe o eletrodoméstico aberto por muito tempo;
- Sempre que sair de um cômodo ou de casa verifique se todas as luzes estão apagadas;
- Não deixe o ar-condicionado ligado por longos períodos;
- Quando for pintar a casa escolha cores claras, elas refletem e dissipam a luz;
- Na cozinha não coloque o fogão próximo da geladeira, um atrapalha o funcionamento do outro e gasta mais energia;
- Para subir um ou dois andares largue o elevador e vá de escadas, assim a sua saúde e o meio ambiente são beneficiados;
- Nos dias de verão deixe a secadora de lado e coloque as roupas para secar no sol;
- Antes de trabalhar ou quando for viajar, tire os eletrodomésticos da tomada.