Muito conhecido por ser matéria-prima de garrafas de bebida, o PET (Politereftalato de etileno) é um dos maiores vilões do meio ambiente. Isso porque o material demora muitos anos para se decompor, além de prejudicar o processo de decomposição de matérias orgânicas, uma vez que impede a circulação de gases e líquidos ao impermeabilizar as camadas de lixo nos aterros sanitários.
Por outro lado, o PET é flexível, resistente e transparente, características que o torna multiuso. Logo, sua utilização vai muito além da embalagem. Você sabia, por exemplo, que é possível fazer um puff com garrafas PET, na sua própria casa? Veja a seguir o passo a passo e leve mais sustentabilidade a seu lar.
Você vai precisar de:
- 32 garrafas PET idênticas;
- Papelão grosso;
- Tecido;
- Fita adesiva;
- Cola branca;
- Tesoura ou estilete.
Recorte 16 garrafas PET ao meio e encaixe a parte superior dentro da parte inferior, com o bico para baixo, encostando-se ao fundo. Complete a peça encaixando uma garrafa inteira dentro dela. No total, serão criados 16 conjuntos como esse.
Foto: assimsefazCom a fita adesiva, junte quatro garrafas, lado a lado. Forme quatro fileiras desse tipo, certificando-se de que cada fileira está bem presa. Junte as quatro fileiras, formando um cubo, e prenda todas com a fita adesiva.
Foto: assimsefazA estrutura está pronta! Para fazer o assento, recorte dois pedaços de papelão em tamanhos que consigam cobrir as partes superior e inferior do cubo de garrafas PET. Com o auxílio da cola branca, revista o papelão que ficará sobre o cubo (ele será o assento) com o tecido. Aproveite e faça o revestimento das laterais do cubo com o mesmo tecido. Cole o papelão revestido na parte superior do cubo, fixando o pedaço que sobrou na parte inferior. Lembre-se: o fundo do puff coincide com o fundo do cubo feito de garrafas PET.
Foto: assimsefaz