mar 21

Diferentes tipos de lixo eletrônico e as principais diferenças no descarte

KatarzynaBialasiewicz / iStock / Getty Images Plus Os lixos eletrônicos devem ser descartados corretamente, por conter em sua composição substâncias contaminantes.

A chegada dos eletrônicos mudou a vida do ser humano em diversos âmbitos. Hoje em dia, diversos aparelhos são considerados itens essenciais para o dia a dia das pessoas, sendo que muitos deles possuem vida útil determinada — o que, consequentemente, significa que em algum momento eles precisarão ser descartados. Com as constantes atualizações por qual esses equipamentos passam, o descarte das versões obsoletas é cada vez mais comum e frequente.

O que fazer com o lixo eletrônico, então? Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não existe um único tipo de lixo eletrônico. Computadores, celulares, baterias e até lâmpadas são alguns itens que podem entrar nessa categoria, por conta de sua composição. O que todos eles têm em comum são justamente os problemas que causam ao meio ambiente e à saúde pública.

Quando não são descartados corretamente, todos os tipos de lixo eletrônico são perigosos. Isso porque eles possuem elementos químicos fortíssimos para a natureza, especialmente metais pesados como chumbo, mercúrio, fósforo, arsênico ou cádmio. Essas substâncias podem contaminar o ar, o solo e a água.

Diferentes tipos de lixo eletrônico e como fazer o descarte

Pilhas e baterias

São extremamente comuns no dia a dia, e muita gente não sabe o que fazer com elas. Nem pense em jogá-las na natureza ou em qualquer canto, pois elas são muito prejudiciais. O ideal é que esses itens sejam devolvidos às lojas ou fabricantes, que os encaminharão para um local que realiza a reciclagem do lixo eletrônico. Se o fabricante não oferecer essa opção, você pode procurar por alguma cooperativa local que faça o mesmo processo.

Celulares

Os celulares, bem como suas baterias, normalmente podem ser devolvidos à empresa de telefonia celular. Se não estiverem quebrados, mas apenas ultrapassados, é possível doá-los para centros sociais que trabalham com inclusão digital. Lembre-se sempre que a reutilização também é uma excelente forma de descarte correto!

Computadores e monitores

Os computadores apresentam muitos componentes diferentes entre si. Quando devidamente encaminhados para um local apropriado, esses componentes serão separados para ser reciclados individualmente. O grande problema reside nas PCIs, placas presentes na maioria dos eletrônicos, principalmente computadores. Elas são enviadas para fora do País, já que o Brasil ainda não tem meios de reciclá-la.

Os monitores também têm suas partes separadas, sendo o maior complicador o vidro. Felizmente, ele pode ser reciclado por aqui mesmo, sendo muitas vezes transformado em piso.

Lâmpadas

Felizmente, muitas empresas e comércios possuem coletores próprios para o descarte de lâmpadas, então você provavelmente não precisará ir muito longe para jogá-las fora.

O ponto principal é que, não importa quais tipos de lixo eletrônico estamos falando, o descarte nunca deve ser feito na natureza, junto com o lixo orgânico ou em lixões. Isso pode afetar, inclusive, a saúde dos trabalhadores desses locais. Procure sempre pelos postos de coleta ou empresas que facilitam esse processo, e faça sua parte!

Veja também