fev 23

Potes de plásticos podem ganhar novas funções e evitar descarte prejudicial ao meio ambiente

Levar um lanche para comer mais tarde no trabalho, ou armazenar a comida que sobrou e poderá ser consumida depois, tudo é guardado, em boa parte das vezes, em potes de plástico, tipo “tapoer”, como popularmente costumam chamá-los. Os tradicionais recipientes podem, porém, ter muitas outras funções.

Devido à sua praticidade (são leves e não quebram com facilidade), é comum encontrar pelas casas grande quantidade de potes de plástico e, por isso, muitos ficam encostados e sem uso. Diante da situação, pode passar pela cabeça descartar as vasilhas mais antigas, só que essa não é uma boa escolha. Hoje, há a necessidade cada vez maior de reduzir a produção de lixo, que tanto prejudica o meio ambiente e, com criatividade, é possível fazer a reutilização desses itens, tornando-os ainda mais funcionais ao nosso dia-a-dia. Com a ação, você irá colaborar com a economia circular, conceito que visa aumentar a vida útil de certos produtos e descartá-los adequadamente, fazendo com que o impacto ambiental dos mesmos seja reduzido.
Veja algumas dicas de como dar outras funções aos potes de plástico.

Criando um porta-objetos

Para criar um porta-objetos personalizado, você vai precisar de um pote de plástico do tamanho que desejar; plásticos adesivo, papel decorado, tecidos ou tecidos adesivados decorados; fitas decoradas; tesoura e estilete; secador de cabelo; cola quente; espátula, alfinete e caneta para marcar.
Primeiro, abra o plástico adesivo, papel ou tecido na mesa e tire o molde do pote, girando-o e marcando no verso do plástico que será usado. Na sequência, faça a mesma coisa na parte de baixo do pote e corte o molde.
Comece a colagem deixando uma sobra embaixo. Com auxílio da espátula, vá eliminando as bolhas e possíveis rugas (no caso do plástico adesivo, aquecê-lo com um secador de cabelo ajuda). Vá puxando a película aos poucos para não grudar inteiro. Remova as bolhas, usando um alfinete. Faça três furinhos e passe o secador. Em seguida, corte com estiletes as sobras. Para concluir, use a fita para o toque final da decoração, prenda com cola quente e está pronto!

Organizando as gavetas

Os potes podem ser aproveitados para montar organizadores de gavetas. Eles ajudarão a deixar cada objeto separado de maneira adequada, contribuindo com a organização da casa ou do escritório. Para personalizá-los, você pode pintá-los com tinta acrílica, tinta PVA, tinta esmalte ou tinta spray para plástico. Outra alternativa bem bacana é aplicar decoupage, a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista e outros tipos de papel.

Pequenos brinquedos espalhados, nunca mais!

Se tiver crianças em casa, os potes plásticos podem ser usados para guardar pequenos brinquedos, figurinhas, entre outros itens que costumam ficar espalhados por vários cantos. Personalize-os com temas infantis, estimulando a garotada à colaborar com a arrumação.
Itens de costura organizados.

Caixinha de costura, com itens sempre à mão!

Linhas, agulhas, tesouras e dedais também podem ser guardados em potes plásticos reaproveitados, sendo possível criar divisórias para não misturar os utensílios. Basta cortar pedaços de cartolina ou papel mais resistente, de acordo com os tamanhos do recipiente, e colar, criando novos compartimentos. Sempre que precisar fazer o ajuste urgente em uma peça de roupa, lá estará a caixinha, com tudo o que precisar á mão.

Acessórios bem guardados

Para guardar pulseiras, colares e brincos, os potes plásticos são ótimas opções. Aqui, as divisórias também podem ser aplicadas para organizá-las ainda melhor e deixar cada item em seu próprio espaço.

Veja também