maio 29

Afinal, isopor é reciclável? O material vai em qual lixo?

© Depositphotos.com / strelok Existem três tipos de reciclagem de isopor: mecânica, energética e química.

O isopor é um tipo de plástico fabricado a partir do estireno — sendo, portanto, reciclável. O poliestireno expandido (ou simplesmente isopor) é um produto sintético que utiliza o petróleo como matéria-prima principal e, por isso, é considerado um material valioso e cujo desperdício deve ser evitado, priorizando sempre a reciclagem.

Apesar de sua origem, o isopor não contém elementos tóxicos ou nocivos ao meio ambiente. Isso não significa, entretanto, que seu descarte inadequado não representa riscos para a natureza: trata-se, na verdade, de um material que apresenta um tempo de decomposição bastante elevado, poluindo o meio ambiente e abarrotando os aterros sanitários.

Tipos de reciclagem de isopor

Há três tipos de reciclagem que podem ser feitas com esse tipo de material. São eles:

Reciclagem mecânica

A reciclagem mecânica de isopor é feita com auxílio de uma máquina que transforma o material novamente em matéria-prima, que pode ser reutilizada na indústria na fabricação de molduras para quadros, rodapés, brinquedos e réguas. O isopor reciclado pode substituir a madeira neste tipo de contexto, sendo que processamento de 30 toneladas de isopor é capaz de evitar o sacrifício de 500 árvores.

Ainda a partir do processo mecânico, o isopor pode ser usado como solado plástico para calçados e na indústria da construção civil, servindo como insumo para concreto leve.

Reciclagem energética

Devido ao alto poder calorífico do material, o isopor é reciclável também para a produção de energia.

Reciclagem química

O isopor também é reciclável do ponto de vista da fabricação de óleo e gases. Isso porque, quando queimado nas usinas térmicas, o poliestireno vira gás carbônico e vapor d´água. Esse processo não implica em riscos para a saúde humana e, uma vez que o material não é solúvel em água, não oferece riscos de contaminação de alimentos. Por não conter gás clorofluorcarbono, também não oferece riscos de contaminação da camada de ozônio.

Onde descartar o isopor?

É muito comum que as pessoas tenham dúvida a respeito de como descartar o isopor. Porém, esta é uma questão bem simples: uma vez que este material é um tipo de plástico, ele naturalmente deve ser descartado na mesma lixeira que os demais produtos plásticos recicláveis. Além disso, existem diversas cooperativas que são especializadas justamente na coleta e transporte exclusivo do isopor, encaminhando o material para indústrias responsáveis pelo tratamento e reciclagem.

Veja também