nov 29

O que fazer com os problemas das embalagens e seu impacto no meio ambiente?

istock.com / Mukhina1 As embalagens são os maiores responsáveis pela morte de mais de um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos.

A maioria dos produtos que são consumidos no dia a dia possui uma embalagem que, embora confira proteção à mercadoria, acaba se tornando um verdadeiro vilão ambiental. Isso porque os resíduos de embalagens acabam sendo descartados como lixo, se acumulando na natureza e causando poluição e diversos outros impactos prejudiciais à natureza.

Estima-se que, atualmente, cerca de um terço de todo o lixo doméstico produzido seja composto apenas por embalagens — sendo que 80% delas são descartadas após um único uso. Nem todas essas embalagens são encaminhadas para a reciclagem, o que leva a uma superlotação nos lixões, aterros e Centros de Tratamento de Resíduos.

Qual é o impacto das embalagens no meio ambiente?

O impacto das embalagens no meio ambiente afeta tanto a flora como a fauna, e é estimado que os resíduos de embalagens sejam responsáveis pela morte de mais de um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos por ano. A produção das embalagens também causa impactos, já que envolve um elevado gasto de energia e matérias-primas, além de resultar em subprodutos nocivos e poluição ao meio ambiente.

O grande problema é que existe uma razão para a utilização de embalagens na indústria, já que elas são necessárias para proteger e preservar as mercadorias e fazem parte do produto final. A falta de embalagem ou o uso de embalagens inadequadas pode acarretar em perda total do produto e de todo o investimento feito tanto pela sociedade quanto pelo meio ambiente para a fabricação do item.

Como solucionar o problema das embalagens?

O pontapé inicial pode estar na conscientização da população a respeito do descarte adequado das embalagens, de maneira a reduzir o hábito de jogar esse tipo de lixo nas ruas e incentivar a reciclagem de embalagens.

As sacolas de plástico se destacam como uma das embalagens mais utilizadas pela sociedade, causando um grande impacto ambiental. O descarte incorreto desses produtos causa entupimentos de bueiros, poluição das águas, perigo à vida dos animais marinhos e poluição do solo.

Uma vez que esse tipo de embalagem é muito útil para transportar compras, armazenar lixo caseiro e até recolher fezes de animais domésticos, tornou-se praticamente inviável diminuir o uso das sacolas plásticas de maneira rápida. Por isso, foram criadas soluções ecologicamente corretas para lidar com esse tipo de embalagem: é o caso das sacolas retornáveis, das ecobags e das sacolas plásticas biodegradáveis.

Outras alternativamente altamente ecológicas são caixas de madeira e até sacolas feitas de amido, que gerariam menos poluição sólida (se decompõem em pouco tempo e misturam-se facilmente ao solo). Existe ainda uma diminuição nos impactos ambientais que se referem à fabricação do produto: menor extração de recursos naturais, menos geração de resíduos, menos emissões industriais.

Veja também