A sustentabilidade empresarial é um conceito que engloba um conjunto de ações adotadas por uma organização empresarial com o intuito de preservar o meio ambiente e favorecer o desenvolvimento sustentável da sociedade. Quando aplicada de maneira eficiente, esta é uma iniciativa que contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa perante o mercado, além de levantar importantes discussões sobre os problemas ambientais.
Para ser eficaz, este tipo de sustentabilidade precisa apresentar ações básicas, que são conhecidas como os três pilares da sustentabilidade empresarial: preservação ambiental e dos recursos naturais, respeito ao capital humano e produção/distribuição sustentável. Confira a seguir algumas ações de sustentabilidade ambiental que podem ser adotadas pelas organizações:
Exemplos de ações que definem a sustentabilidade empresarial
Reutilização de água
A água é um dos bens mais valiosos do planeta e, por isso, cuidar do tratamento e da reutilização dela é um dos tipos de sustentabilidade mais indicados para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Ao invés de simplesmente descartar a água utilizada em um processo, indica-se seu tratamento e reutilização em outras fases.
Utilização de energia limpa
A instalação de painéis fotovoltaicos é uma excelente maneira de a empresa gerar sua própria energia e evitar a utilização de recursos naturais, reduzindo a poluição e poupando a exploração da natureza. Apostar em energia limpa e renovável também é uma forma muito inteligente de economizar a longo prazo, fazendo com que a lucratividade seja alcançada mais rapidamente.
Investir no reflorestamento
Muitas empresas utilizam matéria-prima vinda de plantas, como madeira e celulose. Nestes casos, indica-se às empresas que apostem em um importante tipo de sustentabilidade: o reflorestamento.
Utilizar materiais reciclados e recicláveis
Em um mundo ideal, todos os resíduos deveriam ser reaproveitados para a fabricação de novos, diminuindo o uso dos recursos naturais e a poluição. Por isso, empresas que apostam nestes tipos de sustentabilidade estão desempenhando um importante papel para a sobrevivência do planeta.
Descarte responsável de resíduos
Além da água, o solo e o ar podem ser poluídos graças ao descarte de resíduos contaminados. Por isso, indica-se que os negócios que busquem por uma sustentabilidade empresarial apostem em formas de descarte que não prejudiquem a vida na terra.
Trabalho justo
Apesar de este aspecto não estar diretamente ligado ao meio ambiente, empresas que apostam na contratação justa e correta também estão contribuindo para um mundo melhor e mais responsável.
Agir sempre dentro as leis ambientais
As leis ambientais existem para garantir que a sustentabilidade empresarial aconteça. Por isso, os empresários devem agir sempre de acordo com elas, evitando construções e instalações fabris em mananciais, mangues, nascentes e afins.