dez 23

Conheça as principais técnicas de remediação ambiental

© Depositphotos.com / londondeposit Remediação ambiental tem como objetivo recuperar áreas contaminadas utilizando diferentes tipos de técnica.

A remediação ambiental consiste na união de diferentes técnicas que têm como principal objetivo recuperar áreas que sofreram danos ambientais. Trata-se, portanto, do uso de estratégias e práticas que funcionam como um medicamento que livra a área afetada de problemas ambientais, recuperando o espaço.

Este tipo de trabalho geralmente é feito em locais onde o solo, o ar ou a água foram contaminados com resíduos e poluentes que foram descartados pelas indústrias ou residências. O processo de remediação ambiental começa com uma avaliação profunda e detalhada que determina o nível de poluição e os melhores métodos de descontaminação.

A remediação ambiental só é colocada em prática depois que toda a poluição foi totalmente finalizada e retirada do local em questão. Por isso, somente profissionais altamente capacitados e experientes podem fazer este trabalho, levando em consideração as características naturais da região, as causas do problema e todas as variáveis que levaram a situação a este ponto.

Quais são as principais técnicas de remediação ambiental?

  • Bombeamento e tratamento de água;
  • Encapsulamento geotécnico;
  • Extração de vapores;
  • Barreias de água;
  • Barreiras reativas;
  • Biorremediação;
  • Atenuação Natural;

Algumas destas técnicas necessitam conhecimentos muito específicos, pois utilizam microrganismos como fungos e bactérias que consomem as substâncias e as transformam em nutrientes. Outras exigem conhecimento a respeito de equipamentos e materiais capazes de retirar as substâncias maléficas ou impedir que cheguem e causem problemas.

Veja também