dez 16

Conheça os diferentes tipos de água que existem

© Depositphotos.com / Hyrman Existem quatro diferentes tipos de água que são: doce, salgada, potável e destilada.

Considerada de valor inestimável, a água é um recurso indispensável para a manutenção da vida e de todos os ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm os ecossistemas em equilíbrio. Além disso, esta é uma matéria-prima essencial para o desenvolvimento humano, sendo necessária para a agricultura, processos industriais e até para a cultura de uma região.

Quando a água é escassa, a vida realmente está fortemente ameaçada. Embora a maioria das pessoas só pense em água como aquela que é utilizada e consumida no dia a dia, existem diferentes tipos de água no planeta, cada qual com suas próprias características e peculiaridades. Conheça cada uma delas a seguir:

Tipos de água

Água doce

Esse tipo de água tem pouco cloreto de sódio, porém não possui açúcar — como o nome pode sugerir. A água doce é a água encontrada em rios, lagos e lugares subterrâneos, e representa em média somente 2,5% de toda a água disponível no mundo.

Água salgada

Rica em sais dissolvidos, esta água é encontrada nos mares e oceanos da Terra, sendo mais de 95% de toda a água do mundo. Existe também a água salobra, que tem mais sais do que a água doce, porém menos do que a salgada, e é encontrada em locais como mangues.

Água potável

Esta é a água própria para consumo. Ela é doce, não possui cor, cheiro ou nenhum microrganismo patogênico que pode causar doença no ser humano. Ela também é rica em minerais naturais e pode ser enriquecida com sais minerais — sendo, nesse último caso, chamada de água mineral, que promove benefícios a quem a consome.

Água destilada

Produzida em laboratórios, essa água passa por aparelhos específicos que a tornam pura, sem nenhuma substância adicionada em sua mistura. É utilizada na composição de remédios e outros objetos, como baterias de automóveis.

Veja também