nov 11

Conheça quais são os principais tipos de ecossistemas terrestres

floresta

Ecossistema terrestre são biomas da terra, assim como as florestas, pradarias, desertos entre outros.

Os ecossistemas são comunidades de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente em que vivem, sofrendo influência de fatores abióticos — como clima, solo, chuva, luminosidade, pressão e vento. O ecossistema terrestre, como o próprio nome diz, refere-se aos biomas da terra. Existem diversos tipos de ecossistema terrestre, que não são necessariamente limitados pela área.

Principais ecossistemas terrestres

Florestas

As florestas podem ser divididas em quatros subgrupos: florestas tropicais, florestas temperadas, florestas coníferas e savanas. Todos esses tipos apresentam uma grande população de árvores e níveis médios a altos de chuvas. Todas são habitadas por uma grande diversidade de animais e podem ter um clima úmido ou seco. As florestas tropicais, por exemplo, possuem um clima quente e com muita chuva, enquanto as coníferas possuem as quatro estações do ano bem definidas e intensidade de chuvas é moderada.

Pradarias

Também chamadas de estepes, as pradarias passam por muitos períodos de seca, podendo sofrer incêndios. Este ecossistema é composto por uma vegetação herbácea, e os animais que habitam esse local são na maioria raposas, cabras e o bisão. Elas se diferem das savanas por estarem em climas temperados e não possuírem árvores.

Desertos

Os desertos são ecossistemas que não possuem muitos habitantes e recebem menos de 25 cm de chuva durante todo ano, tornando-se o lar para plantas capazes de sobreviver neste tipo de ambiente. Cactos são bastante encontrados nos desertos, porque são capazes de armazenar água.

Tundras

As tundras possuem uma planície pantanosa e não têm uma grande variedade de espécies que habitam o local. Sua maior característica é a presença de plantas anãs, e o solo é coberto de musgo, gelo, pedras e terra.

Imagem: © Depositphotos.com / ead72

Veja também