O Manejo Florestal Sustentável consiste em administrar as florestas de modo a obter benefícios sociais, econômicos e ambientais. Esse tipo de manejo é realizado de forma que se mantenha o respeito aos mecanismos de estruturação e sustentação do meio ambiente, respeitando assim seu limite e seus prazos de manutenção e de crescimento.
O principal objetivo do Manejo Florestal Sustentável é manter a floresta viva. Para isso, a técnica procura explorar os recursos da natureza da forma menos invasiva e destrutiva, causando o mínimo de impacto ambiental. Isso porque a floresta é de extrema importância para diversas atividades econômicas, e sua exploração inadequada é refletida na extinção desses recursos naturais.
O Manejo Florestal Sustentável é realizado de forma que a mata seja preservada. Nessa técnica, parte das árvores grandes são colhidas cuidadosamente, de forma que todas as outras árvores menores sejam cuidadas e preservadas para que, no futuro, possam também ser utilizadas. A regra é basicamente essa: colher, plantar e cuidar.
Colher da forma correta, para que o restante da floresta não seja prejudicado; plantar para que as fontes sejam sempre renovadas e, assim, durem por muito mais tempo; e cuidar para que tudo ocorra conforme a lei, de forma sustentável e adequada, causando o menos possível de impacto na natureza.
O Manejo Florestal Sustentável é de grande importância e deve ser incorporado por todas as empresas e organizações que se utilizam desses recursos naturais. Além de poder ser utilizado por mais pessoas e por mais tempo, o manejo das florestas feito da forma correta traz outras inúmeras vantagens, especialmente a rentabilidade.