Os nutrientes são essenciais para a nutrição e disposição do organismo, pois ajudam os seres vivos a executar suas funções básicas. Para isso, agem diretamente no funcionamento do metabolismo por meio da alimentação.
Os nutrientes são divididos entre micronutrientes e macronutrientes, e os organismos necessitam de uma quantia específica de cada grupo. Além dos humanos e animais, as plantas também necessitam dos nutrientes, que são absorvidos do solo — geralmente enriquecido natural ou artificialmente.
Macronutrientes
Fundamentais para o organismo, os macronutrientes são as proteínas, carboidratos e lipídios. Os carboidratos são fundamentais para fornecer energia para as células, enquanto as proteínas constroem os tecidos musculares e os lipídios fornecem energia e formam membranas biológicas.
Veja alguns alimentos que contém os macronutrientes:
- Carboidratos: frutas, pães, massas, e tubérculos como batata;
- Proteínas: ovos, carnes, leite, derivados, leguminosas, oleaginosas;
- Lipídios: óleos vegetais, oleaginosas e abacate;
O organismo dos seres vivos precisa de uma grande quantidade de macronutrientes. Se tiver uma dieta com alimentos acima, uma pessoa terá o que necessita desse grupo. Já uma planta, precisa dos elementos fornecidos por dois subgrupos dos macronutrientes do solo: principal (azoto, fósforo e potássio) e secundário (cálcio, enxofre e magnésio).
Micronutrientes
Os micronutrientes são as vitaminas e minerais, responsáveis por muitas reações do organismo. Há uma enorme variedade de vitaminas — como A, C, D, E, K e vitaminas do complexo B —, enquanto os minerais mais importantes são o cálcio, o fósforo, potássio, ferro e zinco.
Uma pessoa precisa consumir diariamente os micronutrientes para, assim, ter uma alimentação considerada balanceada. Uma dieta considerada saudável deve ser rica em cereais, legumes, verduras, leguminosas e carnes variadas. Mas o consumo deve ser equilibrado de modo a evitar excesso de micronutrientes.
Veja a função de cada elemento dos micronutrientes no corpo humano:
- Cálcio: trabalha na formação de ossos e dentes;
- Cobre: aumenta a imunidade, auxiliando na formação de glóbulos vermelhos;
- Ferro: transporta o oxigênio;
- Fósforo: produz energia;
- Magnésio: está nos músculos, ossos e coagulação sanguínea, melhorando o sistema imunológico;
- Potássio: atua nas células;
- Sódio: age no metabolismo;
- Zinco: age formando ossos e músculos.