dez 25

Exemplos de embalagens biodegradáveis e suas principais vantagens

istock.com / anthonyjhall As embalagens biodegradáveis surgiram como uma forma de minimizar os danos ao meio ambiente.

Essenciais para não poluir tanto o meio ambiente e promover maiores ações sustentáveis, as embalagens biodegradáveis servem não apenas para facilitar a vida dos consumidores e das empresas, mas também para evitar ações nocivas aos ecossistemas. Mas o que são as embalagens biodegradáveis e quais suas diferenças de uma embalagem comum?

Embalagem biodegradável: o que é?

Todo e qualquer tipo de embalagem é feita a partir de uma matéria-prima essencial para sua fabricação e confecção. Contudo, não são todas as embalagens que utilizam itens que se decompõem rapidamente: uma vez que a maioria das embalagens é descartada de maneira errada pelos consumidores, os materiais de sua composição acabam poluindo o meio ambiente e prejudicando ecossistemas inteiros.

As embalagens biodegradáveis foram desenvolvidas justamente para minimizar este problema, pois são feitas a partir de materiais de teor orgânico — como papéis texturizados, cascas de frutas e verduras, fibras de árvores e plantas, papelão. O uso desses materiais é benéfico porque, além de serem feitos com recursos naturais, eles são melhores absorvidos e decompostos pelo solo, pela água, pela luz e demais fontes naturais.

Vantagens das embalagens biodegradáveis

Um dos principais benefícios das embalagens biodegradáveis está na economia. Cerca de 90% dos materiais usados na confecção das embalagens são caros — tanto para importar, como para extrair e comercializar —, o que acaba limitando a expansão de empresas especializadas na fabricação de embalagens comuns. Com as embalagens biodegradáveis, os gastos caem drasticamente.

Além disso, a decomposição das embalagens biodegradáveis é muito mais rápida. Como consequência, essas embalagens se acumulam por menos tempo no meio ambiente, o que ajuda a reduzir a poluição ambiental, a contaminação dos solos e da água, além da poluição de maneira geral.

Tipos de embalagens biodegradáveis

Embora o mercado da produção dessas embalagens ainda seja tímido, há uma grande variedade de embalagens biodegradáveis nos mais diversos formatos.

As embalagens feitas com papéis reciclados são o exemplo mais comum, no qual os papéis comuns são reaproveitados para a confecção de novos itens. Trata-se de uma eficiente solução para evitar a extração de madeira e o corte excessivo de árvores, o que faz com que o processo de reciclagem de papel seja muito eficiente para prevenir danos ao meio ambiente.

Há também as embalagens feitas com plásticos biodegradáveis. Com um aproveitamento útil para conservação de alimentos, esses plásticos são duráveis e não demoram tanto tempo como o plástico comum para se decompor.

Veja também