abr 24

A importância da coleta seletiva de lixo nas escolas

© Depositphotos.com / stepheng101 A coleta seletiva de resíduos é muito importante para o processo de formação dos alunos, uma vez que o meio ambiente é parte integrante e fundamental do planeta.

Produtos, serviços e práticas consideradas ambientalmente corretas têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade. Isso porque, com a aceleração das mudanças climáticas e da extinção de diversas espécies de animais e plantas, todo o planeta é prejudicado.

Um dos principais responsáveis por essas mudanças indesejadas é o consumo excessivo e desenfreado, que exige a utilização de matérias-primas naturais durante sua fabricação, além de custos ambientais para a fabricação de embalagens, gases gerados pelo transporte dos produtos e descarte incorreto das embalagens por parte dos consumidores.

Uma maneira de amenizar este problema é por meio do descarte correto dos produtos usados, assim como o direcionamento adequado das embalagens. A escola é um ambiente muito importante para este tipo de ação, uma vez que é uma multiplicadora de boas práticas, ensinando desde cedo as crianças sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.

Coleta seletiva e suas vantagens para o meio ambiente

A coleta seletiva consiste em separar o lixo de acordo com sua matéria-prima (plástico, vidro, metal, papel, material orgânico, etc), para que esses resíduos possam ser recolhidos separadamente e de acordo com seu tipo. Esse material é encaminhado para a reciclagem, sendo utilizados para a produção de novos itens.

A implementação da coleta seletiva em escolas é vantajosa pois é capaz de recolher um grande volume de resíduos e ainda ensina os alunos a respeito da importância da sustentabilidade. Além disso, esta é uma ação que traz as seguintes vantagens para o meio ambiente:

  • Redução do volume de lixões e aterros, que causam contaminação do solo e dos lençóis freáticos devido ao líquido tóxico gerado pela decomposição do lixo (chorume);
  • Economia de água utilizada no processo de fabricação de produtos e embalagens novas;
  • Extinção da necessidade de retirar recursos da natureza para a fabricação de produtos e embalagens.

Vantagens para os alunos

Muito mais que ensinar conteúdos previstos no currículo, o papel da escola é formar cidadãos com senso crítico e habilidade para pensar e agir para mudar o mundo. A implementação da coleta seletiva de resíduos tem um importante papel neste processo de formação dos alunos, pois o meio ambiente é parte integrante e fundamental do planeta.

Este assunto pode ser trabalhado de maneira isolada por meio da demonstração do tempo de decomposição de cada tipo de material na natureza durante aulas de ciências, por exemplo, ou de forma transversal: envolvendo o maior número possível de disciplinas. A própria implementação da coleta seletiva na escola pode ser trabalhada junto com os alunos, fazendo com que eles trabalhem com projetos complexos e despertem para os diversos assuntos e aspectos envolvidos neste tipo de ação.

Veja também