dez 22

A importância de conhecer o ciclo de vida das embalagens

istock.com / petovarga Conhecendo o ciclo de vida das embalagens é possível evitar que elas sejam descartados corretamente e prejudiquem o meio ambiente.

Independentemente dos hábitos de consumo de cada um, é praticamente inevitável comprar produtos sem que isso implique também na aquisição de embalagens. Há uma imensidade de tipos delas — desde as mais comuns, feitas de papel ou plástico, às mais elaboradas, com uso de isopor e outros elementos.

Consideradas essenciais para muitos produtos e até parte deles, as embalagens garantem facilidade de transporte, além de proteção da mercadoria, aumento de sua vida útil, fornecimento de informações importantes para o consumidor e até mesmo divulgação da marca responsável por sua fabricação.

Por que é importante conhecer o ciclo de vida das embalagens?

Apesar de sua importância, não é apenas de boas coisas que as embalagens são feitas: infelizmente, todo este material acaba sendo descartado em grandes quantidades, formando uma imensa quantidade de lixo. O problema maior é que nem sempre este lixo é descartado da forma mais adequada, gerando poluição do solo, dos rios e do meio ambiente como um todo.

Por este motivo, é muito importante conhecer o ciclo de vida das embalagens, saber do que elas são feitas e fazer o possível para encontrar o local mais adequado para elas — seja para o descarte, para a reciclagem ou para a reutilização. Desta forma, é possível evitar que elas se tornem lixo e prejudiquem o meio ambiente e a saúde pública.

Além disso, entender e conhecer o ciclo de vida das embalagens pode trazer novas formas de melhorar a vida em sociedade, gerando fontes de renda, contribuindo para a diminuição dos custos no desenvolvimento de novos produtos e até a inserção social por meio de trabalhos focados em atividades como a separação do lixo para coleta seletiva.

Como é calculado o ciclo de vida das embalagens?

O cálculo do ciclo de vida de uma embalagem leva em consideração a forma como as embalagens foram produzidas, quais matérias-primas foram utilizadas e qual é o tipo de produto que carregaram — já que isso pode significar alguma contaminação. O transporte feito desde o desenvolvimento destas embalagens até a chegada no consumidor final também importa, já que dão indícios do tipo de ambiente pelo qual elas passaram.

Para saber disso tudo e fazer o descarte correto, é preciso tempo e dedicação. Hoje em dia, muitas marcas que já facilitam o processo deixando essas informações impressas na própria embalagem. Além disso, existem algumas empresas que se dedicam justamente à gestão de resíduos e materiais, classificando as embalagens de acordo com suas características e dando a correta destinação a cada uma delas.

É o caso da Dinâmica Ambiental, que atua na área de engenharia reversa de embalagens, oferecendo soluções para descaracterização e destinação correta de aerossóis, produtos inservíveis e embalagens em geral. A empresa, que faz parte do Grupo Fragmaq, tem o compromisso de atender a demanda do mercado de maneira rápida e segura, sempre focando na preservação ambiental.

Veja também