dez 11

A importância da eficiência energética na indústria

Flickr.com / Maurizio Montanaro™ – Quanto maior a eficiência energética, menor será o consumo de eletricidade.

Atualmente, muito tem-se falado em eficiência energética e sua grande importância para o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, para o meio ambiente.

De uma maneira mais simples, a eficiência energética pode ser compreendida utilizando, como exemplo, um produto ou equipamento tradicional, que utilizamos em casa mesmo, tal qual uma lâmpada.

Assim,o importante é saber o quanto que essa lâmpada tem de capacidade para transformar a energia elétrica que ela recebe e, consequentemente, funcionar.

Dessa forma, quanto maior a eficiência energética, menor será o consumo de eletricidade.

Foi a partir desse conceito que muitos objetos, aparelhos e equipamentos foram extintos, tal qual as lâmpadas incandescentes, uma vez que elas transformam somente 8% da energia elétrica que recebem em iluminação, sendo o restante desperdiçado, ou seja: eficiência energética nula.

Além da eficiência energética de equipamentos e produtos, tal qual acontece com as lâmpadas, a eficiência energética também diz respeito ao consumo consciente de energia, sempre focando a eliminação do desperdício.

Algumas atitudes de consumo consciente e racional de energia:

  • Utilizar somente eletrodomésticos que possuem selos de eficiência energética;
  • Desligar da tomada equipamentos em desuso, evitando o “stand by”;
  • Privilegiar cores claras dentro de ambientes internos para que a luz seja refletida;
  • Usar sistemas de aquecimento solar, dentre muitas outras.

Essas simples atitudes, que podem ser adotadas por nós mesmos em nossas residências e escritórios, e já representam um grande avanço em termos de desenvolvimento sustentável, devem ser levadas a cabo principalmente em empresas e setores industriais, onde o consumo de energia é literalmente muito grande, daí a importância da eficiência energética na indústria.

E mais, quando meios, modelos e atitudes em prol da eficiência energética na indústria são adotados, além dos benefícios ecológicos diretos proporcionados, vale ressaltar que também são proporcionadas muitas vantagens econômicas, uma vez que os custos de produção são diminuídos, e, consequentemente, o preço final dos produtos, aumentando a competitividade dos mesmos; além disso, recursos naturais são poupados, os processos internos da empresa são melhorados, há oportunidade de melhores negócios, dentre muitos outros fatores extremamente positivos.

Veja também