ago 09

Coca-Cola experimenta garrafas de papel

O objetivo é evitar o plástico e ser facilmente reciclável

A Coca-Cola e a Paper Bottle Company, da Dinamarca, formaram uma parceria com um objetivo muito nobre e interessante: criar uma garrafa totalmente reciclável, sem plástico, que não deixe escapar gás, nem prejudique o sabor da bebida.

E, após sete anos de desenvolvimento, já existe uma versão pronta para teste comercial. Quem vai experimentar a novidade serão os consumidores da bebida AdeS, na Hungria.

As garrafas são feitas de um único pedaço de fibra de papel sem costura para evitar pontos de fraqueza. O papel moldado em 3D não pode entrar em contato direto com o líquido, então há um forro fino de base biológica no interior do frasco para mantê-lo à prova d’água.  Essa barreira resiste à transmissão de vapor de água e oxigênio.

A tampa ainda é de plástico, mas é feita com conteúdo 100% reciclado porque ele permite que a garrafa de papel seja enchida nas linhas de produção existentes. Futuramente, a perspectiva é que elas também acompanhem o mesmo material. A etiqueta é impressa diretamente no papel com tinta à base de água.

Outros exemplos bons e promissores

A Coca-Cola não é a única empresa que faz experiências com garrafas de papel. A empresa Absolut desenvolveu um protótipo construído com 57% de papel e 43% de plástico reciclável para suas duas mil vodkas de framboesas a serem testadas na Suécia e no Reino Unido. 

Diageo também anunciou sua garrafa de papel feita de polpa de origem sustentável, em parceria com uma empresa de tecnologia de embalagem. A Carlsberg, uma das maiores empresas cervejeiras do mundo, vem trabalhando em uma garrafa de fibra verde há vários anos. Outras empresas de bebidas, incluindo Unilever e PepsiCo, também planejam lançar garrafas com base no design da empresa a partir deste ano.

Perspectivas bem favoráveis

O papel é reciclado a uma taxa muito maior do que o plástico e pode ser refeito em um produto de qualidade superior quando processado, por isso é preferível ao plástico. Ou seja, as perspectivas são boas. Resta saber se a garrafa de papel funciona tão eficazmente quanto o plástico, se pode ser ampliada e se os clientes estão dispostos a fazer a troca. Mas é um passo na direção certa para longe da nossa dependência do plástico e em direção a um material mais adequado para um uso temporário.

Fontes: Época Negócios | BBC News | Thee Hugger

Veja também