Os nanomateriais são substâncias ou materiais químicos que contêm partículas com uma ou mais dimensões e com estrutura que variam entre 1 e 100 nanómetros (nm).
As partículas existentes nessa substância são minúsculas, imperceptível à olho nu, entretanto estão presentes em diversos produtos do nosso dia a dia, como alimentos, cosméticos, produtos eletrônicos e medicamentos. Este tipo de partícula também pode ser encontrado na natureza, estando presentes nas emissões vulcânicas e em produtos derivados da atividade humana como, gases de escapa de motores a diesel ou fumo de tabaco.
Por mais que os nanomateriais possuam muitas propriedades benéficas, uma pesquisa realizada pelo Comitê Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (SCENIHR) aponta que essas substâncias podem trazer riscos concretos à saúde, mesmo aqueles que não possuem necessariamente um efeito toxico.
Uma questão que costuma gerar bastante dúvida a respeito dos nanomateriais diz respeito à possibilidade de eles serem reciclados ou recuperados. Na realidade, esta é uma informação ainda desconhecida. O que se sabe por enquanto é que os nanomateriais podem trazer vários benefícios, são eles:
- Potencialização da eficiência dos materiais;
- Diminuição da perda de matéria-prima;
- Baixo consumo elétrico;
- Obtenção de novos materiais capazes de proporcionar o desenvolvimento tecnológico e promover maior conforto e segurança, reduzindo a exploração dos recursos naturais.