out 24

Brasil terá calculadora gratuita para emissões de CO2 vindas da pecuária

Em breve, o Brasil deve ter uma calculadora nacional e com acesso gratuito para mensurar o balanço de carbono da produção pecuária. Essa é a intenção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que lidera a iniciativa em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A iniciativa resultará na criação da chamada Calculadora ACV (Análise de Ciclo de Vida), que poderá ser utilizada gratuitamente pelos produtores rurais e que propiciará um sistema padronizado de medição e certificação das emissões de carbono durante todo o ciclo de vida dos produtos nos diversos modelos de produção de carne e leite bovinos.

Outro objetivo da iniciativa é criar um sistema de incentivos que valorize modelos de produção com baixa emissão de carbono e práticas sustentáveis, acelerando a transição para uma pecuária de baixo carbono e contribuindo para as metas de descarbonização do país.

Cálculos personalizados

Um dos grandes diferenciais de uma calculadora de emissões nacional é a possibilidade de adequação das métricas de medição às particularidades da produção brasileira e tropical.

“A calculadora vai apresentar uma metodologia adequada à realidade nacional, a pecuária que é realizada no país, que é diferente de outras localidades e que as medições, por vezes, não são as mais referenciadas ou as mais ajustadas à realidade brasileira e de outros países sul-americanos. Então isso aqui vai proporcionar uma medição correta, uma medição que realmente vai representar todo esse ciclo de geração de carbono”, explicou Bruno Aranha, que é diretor de crédito produtivo e socioambiental do BNDES.

Créditos de carbono

Outra vantagem da mensuração do balanço de carbono da pecuária brasileira é a possibilidade de valorização da produção por meio do mercado de créditos de carbono. Isso porque, quando se fala quando a gente fala em marcas, em produtos descarbonizados, nós também estamos falando em créditos de carbono. Então quando uma cadeia como a do corte e a do leite conseguem ter produtos desse tipo, com certeza esse produtor produziu, ele gerou o crédito de carbono. Então uma calculadora como essa, com métricas, indicadores, dá muita segurança para o mercado”, afirmou Fabiana.

Para garantir a credibilidade dos dados obtidos por meio da ferramenta, a calculadora vai ter critérios para homologação de empresas de certificação. Deste modo, o projeto tende a contribuir para facilitar o acesso dos produtores ao mercado de créditos de carbono, o que acaba se configurando como uma oportunidade única e mercado para o Brasil e que pode chegar a 100 bilhões de dólares.

O BNDES espera que a Calculadora ACV esteja disponível para utilização dos produtores rurais até o segundo semestre de 2024. 

Esse é um dos movimentos muito importantes para o setor da agropecuária e que se apresenta também como uma oportunidade de  comprovar a eficiência produtiva e ambiental da pecuária nacional e de mostrar para o mundo que é possível ter uma atividade dessa natureza de forma mais responsável e a favor do meio ambiente.

Fontes: Planeta Campo | Um Só Planeta | BNDES

Veja também