Sondagem ambiental é o nome dado para a análise e avaliação do cumprimento das responsabilidades ambientais de uma empresa. Isso tem a ver tanto com a gestão da empresa em relação às suas atividades, quanto ao impacto delas no meio ambiente e o investimento que ela faz nessa área.
Essa é uma definição ampla: se formos mais específicos, a sondagem costuma ser a respeito do terreno no qual um empreendimento será instalado. Nesse sentido, a sondagem ambiental é feita para garantir que a empresa estará, desde o começo de suas atividades, seguindo todas as normas ambientais e de segurança.
Qual a importância da sondagem ambiental?
Quando uma obra é iniciada em qualquer tipo de solo, é preciso que o terreno suporte o que for instalado por lá. A sondagem serve justamente para assegurar que isso aconteça e, sem esse tipo de análise, a obra toda passa por sérios riscos — como o de intoxicação ou desabamento. Em alguns casos, a avaliação aponta a necessidade de realizar uma manutenção periódica do solo, enquanto em outros ela mostra que é completamente inviável prosseguir com a obra naquele local.
Muitas vezes, a sondagem aponta situações que podem ser contornadas com determinados investimentos em técnicas de manejo e conservação do solo. Entretanto, se esses investimentos valem ou não a pena, é uma questão que depende unicamente da empresa — eles podem ser mínimos ou grandes demais para que o empreendimento ainda seja possível financeiramente.
Esses riscos existem porque os terrenos podem sofrer deformações se não conseguirem suportar o peso das construções ou se tiverem taxas de umidade alta demais. O risco de um terreno ser contaminado e de gerar diversos tipos de poluição do solo também existe, e é uma situação perigosa para a estrutura e para os trabalhadores que a erguerem.
Ainda que você saiba alguma coisa sobre solos ou tenha ajuda de um profissional, a sondagem é feita a partir de equipamentos especiais para essa atividade. É impossível confirmar com certeza as condições do terreno apenas a olho nu. A sondagem ambiental profissional fornecerá laudos que comprovam a qualidade do solo e atesta se ele pode ou não servir de base para a sua construção.
Como é feita a sondagem ambiental?
Os testes feitos pela empresa responsável pela sondagem ambiental devem seguir padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por recomendação dessas normas, o modo mais comum de analisar um terreno por meio da sondagem à percussão. Ela é feita enterrando um amostrador padrão no solo, com martelo. As informações sobre a resistência de cada camada são dadas a cada metro de profundidade atingido.
A sondagem rotativa, por sua vez, se torna necessária caso sejam encontrados pedaços de rocha no local. Nesse caso, na ponta da tubulação é instalada uma coroa de diamante, para perfurar as rochas e determinar sua qualidade e extensão. A resistência das rochas, porém, só poderá ser verificada em laboratório.
Além dessas duas sondagens principais, há ainda algumas extras que podem ser solicitadas, como o ensaio de penetração de cone ou o ensaio com dilatômetro de Marchetti.