set 05

Prolata recicla mais de 17 mil toneladas de latas de aço este ano

Recentemente, a Prolata (associação sem fins lucrativos criada pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço) anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2022 em um evento especial pela comemoração de seus 10 anos de história. Os números apresentados endossaram o clima de festejo: entre janeiro e março, foram recicladas mais de dezesseis mil toneladas de latas de aço, registrando um aumento de quase 80% em comparação ao trimestre anterior. Entre os estados que mais reciclaram estão Pernambuco, Bahia e Paraná.

Atualmente, a instituição é parceira de 70 cooperativas em 18 estados, totalizando quase dois mil cooperados. Também conta com cerca de 49 entrepostos parceiros, apoio e participação de 14 fabricantes de latas de aço, 28 fabricantes de tintas, 11 fabricantes de alimentos, 37 redes de varejo e 3 grupos siderúrgicos, que são responsáveis pela revalorização e reciclagem do material. 

Toda esta base sustenta o trabalho da Prolata, que é baseado em quatro pilares fundamentais: apoio às cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis; parcerias com entrepostos e centrais mecanizadas; pontos de recebimento de latas de aço pós-consumo e educação ambiental.

É neste último pilar que acontece mais fortemente o engajamento com a sociedade civil e, para estimular os consumidores a fazerem o descarte correto das latas utilizadas, a Prolata tem investido de forma contínua na implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), em parceria com redes de varejo. Hoje, existem mais de duzentos deles distribuídos pelo Brasil.


O trabalho continua

A meta da Prolata, ainda para 2022, é revalorizar mais de 60 mil toneladas de latas de aço pós-consumo. Criada em 2012, a instituição tem como objetivo permitir que esses resíduos sejam descartados de forma correta pelos consumidores e revalorizados em siderúrgicas, transformando-as em novo aço infinitamente.

Fontes: Embalagem Marca | Saneamento Básico | Envolverde

Veja também