jun 21

Reciclagem e descarte de pilhas e baterias usadas

flickr.com / marcpaes Estabelecimentos que vendem pilhas devem ter postos de coletas seletivas destes produtos.

O que fazer com as pilhas e baterias que não usamos mais? Só para lembrar quem, descarta este tipo de material de forma incorreta no lixo comum, mal sabe que está colocando não só a sua própria saúde como também a de outras pessoas em risco de contaminação do solo e das águas com metais pesados. As pilhas usadas levam cerca de 450 para se decompor na natureza, por isso o risco é grande em jogá-las no lixo comum.

Os males que contém uma pilha

Uma pilha contém, principalmente, metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio, e ainda, cobre, níquel, zinco, cromo e manganês. Descartadas no lixo comum as pilhas e baterias vão parar em aterros sanitários e toda essa química perigosa se espelha pelo solo, água, plantas e animais.

Então como descartar sem agredir a natureza?

Por lei os estabelecimentos que vendem pilhas, baterias devem postos de coletas seletivas, ou repassem isso para os fabricantes. Outra opção para o descarte correto é enviar a pilha usada de volta para o fabricante pelo correio. Além disso, agências bancarias possuem um programa de reciclagem desses materiais.

Basta levar as pilhas e baterias a qualquer agência bancaria e coloca-lás no papa pilhas. De lá o material é encaminhado a empresas especializadas na reciclagem do material.

Veja também