Apesar do nome, a fragmentadora de papel é um equipamento capaz de triturar diversos tipos de materiais e deixá-los em pequenas partes reduzidas. Sua utilização é recomendada para pessoas, empresas e organizações governamentais que precisam manter informações em sigilo e, para isso, optam pela destruição de itens como documentos, cartões de créditos, extratos financeiros e boletos bancários.
Existem diversos modelos de fragmentadora de papel, mas em geral elas são divididas em três grupos principais: fragmentadora para uso doméstico, para uso profissional ou escritório e industrial. As fragmentadoras industriais possuem uma vasta gama de aplicações nos mais diferentes setores industriais e são frequentemente usadas para triturar papéis, documentos, papelão, embalagens, cartões e CDs de uma forma mais eficiente.
O equipamento é composto por cilindros de cortes maciços, que giram em sentido convergente, empurrando e cortando os materiais. Seu excelente desempenho acontece devido ao forte potencial do seu motor, que corta esses itens com maior eficiência. Entretanto, para o melhor funcionamento ela requer a utilização de uma rede elétrica trifásica.
Para garantir todo o potencial e funcionalidade da fragmentadora, a Fragmaq conta com equipamentos diferenciados e asseguram maior produtividade dentro das indústrias. Por isso, o ciclo de funcionamento conta com operações contínuas, ou seja, que não precisam ser interrompidas durante o seu resfriamento. Elas ainda podem operar de 8 a 12 horas com o fragmentador sem diminuir o seu processo e uma velocidade de corte de 9m por minuto.
Além disso, a fragmentadora industrial da Fragmaq possui muitas vantagens, principalmente no que diz respeito à proteção do meio ambiente. Isso porque os equipamentos da empresa se caracterizam por, além de sua qualidade e durabilidade, serem silenciosos, não produzirem um alto nível de poeira e por conferirem ritmo regular de trabalho aos operadores.