fev 07

Reciclagem de entulhos: por que isso ainda é um desafio?

Todo produto final para descarte gerado no processo de construção, reforma, escavação ou demolição é considerado Resíduo da Construção de Demolição (RDC) ou Resíduo da Construção Civil (RCC). De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, que é órgão que representa o setor da reciclagem de entulho no Brasil, podem ser considerados dessa forma os fragmentos ou restos de tijolo, concreto, cimento, areia, gesso, argamassa, aço, madeira, azulejos e outros materiais cerâmicos.

Embora em algumas cidades brasileiras existam pontos para recolhimento, o fato é que a grande maioria dos estados não dispõe de políticas públicas para o combate ao descarte irregular de entulho e a grande maioria não reconhece nem mesmo a existência de aterros clandestinos em seus territórios. Outro ponto que vale a pena destacar é que o compromisso com a sustentabilidade nessas localidades é muito embrionário e a demanda por itens sustentáveis e ecológicos ainda é muito pequena.

Assim, a falta de um gerenciamento estruturado contribui para geração sem controle deste tipo de resíduo, o que acaba impondo um alto custo ambiental uma vez que a maior parte deles ainda é destinada de forma incorreta a aterros sanitários, inclusive clandestinos, como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias.

Além disso, o custo social desta prática amplia a degradação da qualidade de vida urbana em aspectos como transportes, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças, entre outros. Como para outras formas de resíduos urbanos, também no caso do entulho o ideal é reduzir o volume e reciclar a maior quantidade possível do que for produzido.

Reciclagem como responsabilidade ambiental

A produção dos resíduos da construção civil em grandes cidades é duas vezes maior que a de resíduos urbanos. Por isso, é importante que o setor cumpra com sua responsabilidade ambiental e uma das ações nesse sentido é exatamente o processo de reciclagem, que pode reduzir o desmatamento em áreas que tenham pedreira, diminuir a extração de matéria-prima, evitar o descarte inadequado em rios e lagos, poupar os recursos hídricos e gerar renda e trabalho a comunidades menos favorecidas.

Basicamente, a reciclagem é realizada pela triagem, trituração e classificação dos materiais. O produto resultante do processamento pode ser utilizado na fabricação de contrapiso, nivelamento de laje, argamassa de assentamento de alvenaria, solo-cimento, chapisco, base para piso intertravado, calçada, revestimento de estradas e como aglomerante na fabricação de blocos, tijolos e concreto magro.

Trituradores de Entulho Fragmaq

Triturador de entulho de construção, ou moedor de entulho, é uma solução sustentável para empresas de construção civil, pois proporciona a eliminação de resíduos combinada ao reaproveitamento de materiais. Resistente e com alto poder de processamento, este equipamento permite a trituração de grandes quantidades de resíduos provenientes de construções e demolições, como os que citamos no início deste artigo.

Na Fragmaq você encontra trituradores sob medida, fabricados de acordo com as necessidades de cada cliente. Nossa equipe realiza uma análise de perfil e considera todos os detalhes e especificidades para garantir a solução ideal para a sua demanda. A partir do levantamento da quantidade e tipo de material a ser processado é que é definido qual o tipo de triturador, incluindo sistemas e peças é o mais adequado. Clique aqui para entrar em contato e conhecer mais sobre essa importante ferramenta de responsabilidade ambiental.

Fontes: Abrecon | VGR | Ambientebrasil

Veja também