ago 23

Agricultura regenerativa é o futuro

Estamos perto de ter nossas roupas, sapatos, móveis e automóveis feitos de plantas?

Mais matéria vegetal nova cresce em um dia no planeta do que a soma total de todos os materiais derivados do petróleo produzidos pelo homem em um ano. Por isso, é cada vez mais provável que, muito em breve, sua próxima bolsa ou par de sapatos venha a ter muito em comum com seu jardim.

Com o objetivo de afastar a indústria de consumo dos derivados do petróleo e adotar uma abordagem de uso único, uma startup americana chamada Natural Fiber Welding (NFW),  está usando novas tecnologias para criar produtos duráveis ​​e sustentáveis ​​que podem ser usados ​​em tudo, desde malas, roupas até interiores de automóveis.

Tudo pela proteção da natureza
A técnica usa plantas para criar materiais e fios sustentáveis. O processo para fortalecer o algodão reciclado “solda” as fibras curtas em fibras mais longas através de uma ligação molecular natural. Isso reduz os danos ao tecido e faz com que as roupas durem mais.

Ao usar substâncias como cânhamo, resíduos de cortiça, coco e óleo vegetal, a startup fabrica um produto que se parece com couro convencional, mas não tem resinas, colas ou revestimentos, tornando-o 100% isento de plásticos à base de petróleo.

De linear para circular

A tecnologia também representa a abordagem mais circular, mantendo os materiais em uso produtivo e permitindo que os recursos da terra se recuperem. Isso porque ela aproveita os subprodutos da indústria. Por exemplo, a cortiça em pó, que vem da fabricação de rolhas para vinho e pode ser unida à fibra de coco (que, por sua vez, é um derivado da produção de água e óleo de coco) para criar um couro robusto com uma textura leve.

Tudo começa com a seleção dos ingredientes certos para cada uso específico. Por exemplo, uma base para calçados precisa ser forte e durável, então os ingredientes são selecionados para ajudar a transmitir essas características físicas. Na sequência, eles são misturados a seco e mecanicamente moldados na forma e textura desejadas. 

O processo não requer insumos adicionais de água além do que está representado nos ingredientes naturais. As marcas também podem enviar tecidos estampados para a Natural Fiber Welding, que os transforma em produtos personalizados, coloridos com pigmentos minerais não tóxicos e corantes vegetais.

Atualmente, o produto é usado nas indústrias de moda e automotiva. Para o fundador da Natural Fiber Welding, Luke Haverhals, “a natureza fabrica materiais altamente complexos e os produz em abundância. E se as pessoas soubessem como criar esses materiais que já existem em grande escala, isso mudaria profundamente o comportamento da indústria.”
E a gente acrescenta: dos consumidores também. Tomara que essa moda pegue!

Fontes: We Forum | Textil Le Today | Natural Fiber Welding

Veja também