A Faber-Castell, multinacional e líder de mercado no segmento de papelaria e materiais de escritório, tem se tornado protagonista também quando o assunto é sustentabilidade. A companhia vem registrando avanços consideráveis nos principais indicadores ambientais que norteiam as ações da marca globalmente, com destaque para diminuição de 23% no volume de utilização de água residual, redução de 25% na emissão de CO2 (menos 25%) e queda de 7% no consumo de energia e de 11% em embalagens plásticas.
Além disso, no Brasil, mais de 95% das embalagens já são de fontes renováveis ou recicláveis e, mesmo com esses índices, a companhia ainda tem novas metas estipuladas para os próximos anos.
Compromissos um futuro próximo
Até 2030, a empresa se compromete com o aumento da proporção de plásticos alternativos de produto para 55% e a não utilizar embalagens plásticas de uso único, substituindo-as por papel ou outros materiais ecologicamente mais sustentáveis. Também se compromete a reduzir ainda mais a pegada de carbono em 55%, aumentando a eficiência energética e mudando para fontes de energia renovável para provocar uma redução do consumo de energia em 55%, priorizando equipamentos mais eficientes energeticamente em todos os locais de produção. Até 2035, o plano é ser autossuficiente em energia, usando fontes independentes de energia renovável, como por exemplo com a instalação de coletores solares, bombas de calor ou turbinas de água.
Hoje, 100% da produção global da empresa é neutra em carbono. As fábricas no Brasil, Peru e Áustria já obtêm 100% de sua energia de fontes renováveis, provenientes de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como o sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica.
A Faber-Castell destaca ainda que planta 300 mil mudas de árvores por ano, um número que equivale a um caminhão de madeira crescendo por minuto. A empresa alemã possui 10 mil hectares de florestas no Brasil que capturam 900 mil toneladas de dióxido de carbono e neutralizam toda a operação da companhia, segundo a consultoria alemã TÜV Rheinland.
As iniciativas de responsabilidade ambiental nas empresas são a chave para minimizar os impactos na natureza, além de possibilitarem mais sucesso e competitividade no mercado. No aspecto das práticas de negócios, essa preocupação demonstra inclusive o compromisso da empresa para com a sociedade, de forma que suas políticas corporativas caminhem lado a lado com o bem-estar geral, das pessoas e do planeta!
Clique aqui para conferir essas e outras medidas da Faber-Castell.
Fontes: Forbes | Embalagem e Marca