jul 09

Saiba como funciona uma prensa hidráulica

Presente em praticamente todos os tipos de indústria, a prensa hidráulica é um equipamento que serve para cortar, dobrar e modelar materiais como metal, comprimindo itens grandes em blocos reduzidos. Em geral, elas são utilizadas para facilitar o transporte, a reciclagem (saiba mais sobre a importância da reciclagem nesse post) e o descarte de materiais.

Uma boa prensa hidráulica tem capacidade de comprimir fardos de papel, papelão, garrafas PET, latinhas de alumínio, entre outros materiais recicláveis. É um dispositivo desenvolvido de acordo com de rigorosas normas de segurança e essencial para preservação ambiental, uma vez que favorece a reciclagem e correto descarte dos materiais.

Embora tenha evoluído bastante com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, a prensa hidráulica segue o mesmo princípio desde sua criação: a Lei de Pascal, que diz que toda a pressão aplicada em um determinado ponto concentrado é transmitida igualmente em todas as direções, potencializando a força.

Com base nessa ideia, o dispositivo consiste em um êmbolo pequeno em que a força deve ser aplicada. Por meio de um fluido, a pressão é transmitida até um êmbolo muito maior, originando uma grande força. Esse mesmo princípio é utilizado em equipamentos como macacos de elevação e travões de veículos.

Vale lembrar que a Fragmaq possui uma extensa linha de produtos que contribuem para o descarte correto e reaproveitamento de materiais, entre eles prensas hidráulicas para indústrias de pequeno, médio e grande porte. Confira os modelos à disposição.

Veja também